CLIK AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE FORMATIVA DO 4° BIMESTRE. VALOR 10,0 PONTOS.
ATENÇÃO
A avaliação formativa estará disponível para acesso e execução das hoje, 28/11, das 20h às 21h. Não deixe para o ultimo minuto para evitar transtornos. Após 21h não será mais possível vaze-la.
👆👆👆👆👆👆👆👆👆
CLIK AQUI para acessar e realizar a AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 4° BIMESTRE. A avaliação estará aberta das 20h às 21h do dia 05/11. Valor 10,0 pontos
Prazo de realização da avaliação estendido para as 22h.
↑↑↑↑↑
CLICK AQUI PARA ACESSAR E REALIZA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 3° BIMESTRE. NÃO SE ESQUEÇA: INÍCIO 20H E TÉRMINO 22H. VALOR 10 PONTOS.
ANIMAÇÃO SOBRE CORRENTE ELÉTRICA
Click AQUI para acessar avaliação online do 2° BIMESTRE. Consulte o capítulo 13 do livro didático bem como as apostilas durante sua execução. Valor desta atividade 10,0 pontos
Atenção: a atividade acima se encerrará as 22h do dia 11/06/2019
A CÉLULA
TEORIA CELULAR
CÉLULA
Unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos
Teoria Celular
(Scleider e Schwann)
Considera que todos os seres vivos são formados por células e que todas
as células têm origem em células preexistentes
TIPOS DE CÉLULAS
Células
procarióticas
Não têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se disperso
no citoplasma)
Células
eucarióticas
Têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se rodeado por
uma membrana)
As células eucarióticas podem ainda ser animais ou vegetais.
Distinguem-se por a célula eucariótica vegetal ter parede celular, cloroplastos
e vacúolos e a animal não.
ESTRUTURAS PRESENTES EM TODAS AS
CÉLULAS
Membrana plasmática , citoplasma , ribossomos e material genético.
Organelas presentes nas células e suas funções
Núcleo/nucleoide
- responsável pela transmissão da informação genética
Mitocôndrias
- responsáveis pela obtenção de energia
Ribossomas
- intervêm na síntese proteica
Retículo
endoplasmático - rede de canais responsável pela síntese e circulação de
compostos orgânicos
Complexo de
Golgi - responsável pelo armazenamento e transporte de compostos orgânicos
Cloroplastos
- realiza a fotossíntese
Vacúolos - armazenam
diversas substâncias (água, pigmentos,…)
Parede celular
confere rigidez e forma à célula
A CÉLULA
TEORIA CELULAR
CÉLULA
Unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos
Teoria Celular
(Scleider e Schwann)
Considera que todos os seres vivos são formados por células e que todas
as células têm origem em células preexistentes
TIPOS DE CÉLULAS
Células
procarióticas
Não têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se disperso
no citoplasma)
Células
eucarióticas
Têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se rodeado por
uma membrana)
As células eucarióticas podem ainda ser animais ou vegetais.
Distinguem-se por a célula eucariótica vegetal ter parede celular, cloroplastos
e vacúolos e a animal não.
ESTRUTURAS PRESENTES EM TODAS AS
CÉLULAS
Membrana plasmática , citoplasma , ribossomos e material genético.
Organelas presentes nas células e suas funções
Núcleo/nucleoide
- responsável pela transmissão da informação genética
Mitocôndrias
- responsáveis pela obtenção de energia
Ribossomas
- intervêm na síntese proteica
Retículo
endoplasmático - rede de canais responsável pela síntese e circulação de
compostos orgânicos
Complexo de
Golgi - responsável pelo armazenamento e transporte de compostos orgânicos
Cloroplastos
- realiza a fotossíntese
Vacúolos - armazenam
diversas substâncias (água, pigmentos,…)
Parede celular
confere rigidez e forma à célula
Ecologia Geral
É parte da biologia que se encarrega de estudar todas as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
Conceitos Básicos
Fatores bióticos: São fatores vivos que formam a comunidade.
Fatores abióticos: São compostos pelos fatores físicos (raios solares, temperatura, luz, vento, umidade, etc) e químicos (como os nutrientes do solo da e água).
Espécie: Conjunto de indivíduos semelhantes capazes de cruzar entre si e dar descendentes férteis.
População: Conjunto de organismos de mesma espécie que ocupam uma mesma área na mesma unidade de tempo.
Comunidade ou biocenose: conjunto de todos os organismos estabelecidos numa determinada área. A comunidade é constituída pela somatória das populações presentes no local. Ex. habitantes de uma floresta.
Ecossistema
É considerado atualmente a unidade fundamental da ecologia. Representa o conjunto formado pelo meio ambiente (meio físico) e pelos seres vivos. Assim, o ecossistema representa dois componentes: um físico (abiótico) e outro formado por seres vivos (biótico). Os componentes bióticos de um ecossistema são divididos em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.
Habitat: O termo habitat usado para designar o lugar específico onde vivem os organismos de uma espécie. Assim quando se dizemos que o “Lobo Guará” vive em regiões de vegetação baixa e rasteira com árvores retorcidas e resistentes ao fogo, como o serrado brasileiro, estamos definindo seu habitat.
Nicho Ecológico: Envolve a posição funcional que uma espécie ocupa no seu habitat, isto é, o papel que ele faz ou representa dentro de seu meio. Assim, para determinar o nicho ecológico de uma espécie, é preciso saber: como se alimenta, quando é mais ativo (dia ou noite em que período do ano), quais são seus predadores, como se protege, como se reproduz, etc.
Quando dizemos que o “veado-galheiro” prefere pastar de madrugada ou à noitinha, que dorme durante o dia, no mais denso da mata e que tem a onça-pintada como seu principal predador, estamos definindo parte de seu nicho ecológico.
Produtores: São os seres autótrofos, isto é, organismos capazes de sintetizar matéria orgânica através da fotossíntese e da quimiossíntese.
Os produtores fotossintetizantes terrestres são representados por vegetais clorofilados briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas e os aquáticos (marinhos e de água doce) são as algas microscópicas que formam o fitoplâncton. A quimiossíntese é um processo realizado por algumas bactérias.
Consumidores: São organismos heterótrofos, isto é, incapazes de produzir matéria orgânica e são divididos em várias categorias.
Consumidores primários ou de 1a ordem: são animais herbívoros, portanto, alimentam-se dos produtores.
Consumidores secundários ou de 2a ordem: são animais carnívoros que se alimentam dos consumidores primários.
Consumidores terciários ou de 3a ordem: são animais carnívoros que se alimentam dos consumidores secundários. Seres vivos que possuem alimentação mista são denominados onívoros.
Decompositores: são representados pelos microorganismos (fungos e bactérias) responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica nos ecossistemas.
Decompõem a matéria orgânica formando água, gás carbônico e sais minerais que são devolvidos ao meio ambiente.
Ecologia Geral
É considerado atualmente a unidade fundamental da ecologia. Representa o conjunto formado pelo meio ambiente (meio físico) e pelos seres vivos. Assim, o ecossistema representa dois componentes: um físico (abiótico) e outro formado por seres vivos (biótico). Os componentes bióticos de um ecossistema são divididos em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.
Habitat: O termo habitat usado para designar o lugar específico onde vivem os organismos de uma espécie. Assim quando se dizemos que o “Lobo Guará” vive em regiões de vegetação baixa e rasteira com árvores retorcidas e resistentes ao fogo, como o serrado brasileiro, estamos definindo seu habitat.
O desastre em Goiânia - Césio 137
O mês de setembro de 1987, provavelmente no dia 13, teve início o que foi considerado o maior acidente radioativo do Brasil e o maior acidente radioativo do mundo fora de usinas nucleares: o acidente com Césio-137 em Goiânia.
O Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia. Ele era usado na forma de um sal — o cloreto de césio (CsCl) — pelo antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), que o guardava dentro de uma bomba ou cápsula revestida de uma caixa protetora de aço e chumbo.
Quando esse hospital foi desativado, os rejeitos radioativos não receberam o destino adequado, mas ficaram entre os escombros. Com isso, essa cápsula com césio foi encontrada por dois sucateiros, que a violaram e venderam-na para um ferro-velho, cujo dono era Devair Alves Ferreira
No ferro-velho, Devair abriu a caixa que continha a cápsula a fim de aproveitar o chumbo, mas ao fazer isso ele liberou para o meio ambiente cerca de 19 g de cloreto de césio-137.
Esse acidente mostrou o quanto pode ser perigoso a manipulação sem conhecimento e preparo de materiais radioativos. Esse sal emite um brilho azulado muito bonito, o que encantou o dono do ferro-velho que acabou distribuindo o material a amigos e familiares. Alguns chegaram até mesmo a passar o cloreto de césio-137 na pele.
O irmão de Devair, Ivo Alves, levou um pouco do material radioativo para casa, e sua filha, Leide das Neves Ferreira, brincou com ele e depois foi comer sem ter lavado as mãos, ingerindo pequenas quantidades de césio-137.
Em virtude da falta de conhecimento da população, dezenas de pessoas foram contaminadas, e os primeiros sintomas que apareceram apenas algumas horas depois foram náuseas, vômitos, tontura e diarreia.
A esposa de Devair suspeitou do material e levou partes da bomba para a sede da Vigilância Sanitária. No dia 29 de setembro de 1987 foi dado o alerta de contaminação radioativa. Em 23 de outubro, Leide das Neves morreu, passando a ser considerada a maior fonte humana de radiação. Ela, que teve que ser enterrada em um caixão de chumbo, tornou-se símbolo dessa tragédia que os moradores de Goiânia nunca esqueceram.
A partir de então, teve início uma força-tarefa para remover os objetos contaminados e tratar as vítimas. Os dados apontam que 249 pessoas foram examinadas e, destas, 22 foram isoladas em razão da alta taxa de contaminação. Passaram a receber monitoramento 129 pessoas, e 14 estavam com um quadro clínico muito grave. Houve quatro vítimas fatais poucas semanas depois: a primeira foi Leide das Neves, conforme já dito; a segunda foi sua tia, esposa de Devair, Maria Gabriela Ferreira; e os outros dois foram jovens de 18 e 22 anos que eram funcionários do ferro-velho. Devair foi tratado no Hospital Navarro Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, mas morreu sete anos depois.
Para entender como é feito o processo de descontaminação, leia o texto Descontaminação de pessoas que entram em contato com a radioatividade.
Os rejeitos do acidente com césio-137 chegaram a um volume de sete toneladas, que foram colocadas em tambores envoltos por concreto e depositadas em Abadia de Goiás, a 25 km do centro de Goiânia. Esses rejeitos foram colocados em uma espécie de piscina de concreto impermeabilizada que foi coberta por concreto e vegetação. Esse lixo atômico envolve plantas, animais, materiais de construção e objetos provenientes do hospital abandonado, do ferro-velho e de toda a vizinhança.
O entulho radioativo gerado no acidente com césio-137 foi removido por meio de tambores envoltos de concreto
Nos anos subsequentes, outras pessoas também morreram em razão da exposição à radiação. Uma delas foi Ivo Alves, pai de Leide das Neves, que morreu 16 anos depois. Além disso, muitos carregam traços deixados pela radiação, como ocorreu com o outro irmão de Devair, Odesson Alves Ferreira, que perdeu parte da palma da mão e partes de um dedo.
O desastre em Goiânia - Césio 137
O mês de setembro de 1987, provavelmente no dia 13, teve início o que foi considerado o maior acidente radioativo do Brasil e o maior acidente radioativo do mundo fora de usinas nucleares: o acidente com Césio-137 em Goiânia.
O Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia. Ele era usado na forma de um sal — o cloreto de césio (CsCl) — pelo antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), que o guardava dentro de uma bomba ou cápsula revestida de uma caixa protetora de aço e chumbo.
Quando esse hospital foi desativado, os rejeitos radioativos não receberam o destino adequado, mas ficaram entre os escombros. Com isso, essa cápsula com césio foi encontrada por dois sucateiros, que a violaram e venderam-na para um ferro-velho, cujo dono era Devair Alves Ferreira
No ferro-velho, Devair abriu a caixa que continha a cápsula a fim de aproveitar o chumbo, mas ao fazer isso ele liberou para o meio ambiente cerca de 19 g de cloreto de césio-137.
Esse acidente mostrou o quanto pode ser perigoso a manipulação sem conhecimento e preparo de materiais radioativos. Esse sal emite um brilho azulado muito bonito, o que encantou o dono do ferro-velho que acabou distribuindo o material a amigos e familiares. Alguns chegaram até mesmo a passar o cloreto de césio-137 na pele.
O irmão de Devair, Ivo Alves, levou um pouco do material radioativo para casa, e sua filha, Leide das Neves Ferreira, brincou com ele e depois foi comer sem ter lavado as mãos, ingerindo pequenas quantidades de césio-137.
Em virtude da falta de conhecimento da população, dezenas de pessoas foram contaminadas, e os primeiros sintomas que apareceram apenas algumas horas depois foram náuseas, vômitos, tontura e diarreia.
A esposa de Devair suspeitou do material e levou partes da bomba para a sede da Vigilância Sanitária. No dia 29 de setembro de 1987 foi dado o alerta de contaminação radioativa. Em 23 de outubro, Leide das Neves morreu, passando a ser considerada a maior fonte humana de radiação. Ela, que teve que ser enterrada em um caixão de chumbo, tornou-se símbolo dessa tragédia que os moradores de Goiânia nunca esqueceram.
A partir de então, teve início uma força-tarefa para remover os objetos contaminados e tratar as vítimas. Os dados apontam que 249 pessoas foram examinadas e, destas, 22 foram isoladas em razão da alta taxa de contaminação. Passaram a receber monitoramento 129 pessoas, e 14 estavam com um quadro clínico muito grave. Houve quatro vítimas fatais poucas semanas depois: a primeira foi Leide das Neves, conforme já dito; a segunda foi sua tia, esposa de Devair, Maria Gabriela Ferreira; e os outros dois foram jovens de 18 e 22 anos que eram funcionários do ferro-velho. Devair foi tratado no Hospital Navarro Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, mas morreu sete anos depois.
Para entender como é feito o processo de descontaminação, leia o texto Descontaminação de pessoas que entram em contato com a radioatividade.
Os rejeitos do acidente com césio-137 chegaram a um volume de sete toneladas, que foram colocadas em tambores envoltos por concreto e depositadas em Abadia de Goiás, a 25 km do centro de Goiânia. Esses rejeitos foram colocados em uma espécie de piscina de concreto impermeabilizada que foi coberta por concreto e vegetação. Esse lixo atômico envolve plantas, animais, materiais de construção e objetos provenientes do hospital abandonado, do ferro-velho e de toda a vizinhança.
O entulho radioativo gerado no acidente com césio-137 foi removido por meio de tambores envoltos de concreto
Nos anos subsequentes, outras pessoas também morreram em razão da exposição à radiação. Uma delas foi Ivo Alves, pai de Leide das Neves, que morreu 16 anos depois. Além disso, muitos carregam traços deixados pela radiação, como ocorreu com o outro irmão de Devair, Odesson Alves Ferreira, que perdeu parte da palma da mão e partes de um dedo.
Ei Professor fiz uma Caricatura sua, Quantos pontos eu ganho? XD
ResponderExcluirBOOM.
ResponderExcluirProfessor eu já respondi ao seu exercício, e logo q terminei usei *Submeter Resposta*, bom o q eu mero saber mesmo era se fiz algo de errado!!
ResponderExcluirAluna:Yasnaya Pinheiro
Gostei do seu blog Professor! muito prático de usar, usei o computador do meu primo, você tinha razão. Muito mais fácil de responder -_-
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não estou conseguindo estranha no dever.
ResponderExcluireu nao estou conseguindo entrar tambem, esta pedindo para mim entrar com uma conta de estudadnte que eu nao tenho e nao sei como criar.
ResponderExcluirVocê tem clicar no último link, naquele que está escrito atividade 2/5 la em baixo,ele ta depois to texto sobre teoria celular
ExcluirNão, estou conseguindo acessar a primeira atividade do bimestre!
ResponderExcluirnão estou conseguindo entrar para fazer o dever ta pedindo conta de estudante e eu não tenho
ResponderExcluirNão estou conseguindo acessar tambem
ResponderExcluirNão estou conseguindo acessar o primeiro exercício de ciência
ResponderExcluirprofessor não estou conseguindo entrar no exercicio esta pedindo outra conta ja tentei varias e nem uma da certo
ResponderExcluirQuem não consegiu entarar clicando no primeiro link,tenta o link que está depois do texto sobre teoria celular onde ta escrito:
ResponderExcluir"Clique aqui para acessar e responder as questões da atividade 2/5."
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAtividade
ResponderExcluirNão conseguie
ResponderExcluirNão estar aparecendo o dever online aqui não
ResponderExcluir