9° ANO - CIÊNCIAS

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A avaliação formativa estará disponível para acesso e execução das hoje, 28/11, das 20h às 21h. Não deixe para o ultimo minuto para evitar transtornos. Após 21h não será mais possível vaze-la. 

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Prazo de realização da avaliação estendido para as 22h.

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ANIMAÇÃO SOBRE CORRENTE ELÉTRICA


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Atenção: a atividade acima se encerrará as 22h do dia 11/06/2019


A CÉLULA
 TEORIA CELULAR
CÉLULA
Unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos

Teoria Celular (Scleider e Schwann)
Considera que todos os seres vivos são formados por células e que todas as células têm origem em células preexistentes

TIPOS DE CÉLULAS
Células procarióticas
Não têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se disperso no citoplasma)
Células eucarióticas
Têm núcleo bem definido (o material genético encontra-se rodeado por uma membrana)
As células eucarióticas podem ainda ser animais ou vegetais. Distinguem-se por a célula eucariótica vegetal ter parede celular, cloroplastos e vacúolos e a animal não.

ESTRUTURAS PRESENTES EM TODAS AS CÉLULAS
Membrana plasmática , citoplasma , ribossomos e material genético.
Organelas presentes nas células e suas funções
Núcleo/nucleoide - responsável pela transmissão da informação genética
Mitocôndrias - responsáveis pela obtenção de energia
Ribossomas - intervêm na síntese proteica
Retículo endoplasmático - rede de canais responsável pela síntese e circulação de compostos orgânicos
Complexo de Golgi - responsável pelo armazenamento e transporte de compostos orgânicos
Cloroplastos - realiza a fotossíntese
Vacúolos - armazenam diversas substâncias (água, pigmentos,…)
Parede celular confere rigidez e forma à célula



Ecologia Geral

   É parte da biologia que se encarrega de estudar todas as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

Conceitos Básicos

Fatores bióticosSão fatores vivos que formam a comunidade.
Fatores abióticosSão compostos pelos fatores físicos (raios solares, temperatura, luz, vento, umidade, etc) e químicos (como os nutrientes do solo da e água).
Espécie: Conjunto de indivíduos semelhantes capazes de cruzar entre si e dar descendentes férteis. 
PopulaçãoConjunto de organismos de mesma espécie que ocupam uma mesma área na mesma unidade de tempo.
Comunidade ou biocenose: conjunto de todos os organismos estabelecidos numa determinada área. A comunidade é constituída pela somatória das populações presentes no local. Ex. habitantes de uma floresta.
                                                  
                                                              Ecossistema 

   É considerado atualmente a unidade fundamental da ecologia. Representa o conjunto formado pelo meio ambiente (meio físico) e pelos seres vivos. Assim, o ecossistema representa dois componentes: um físico (abiótico) e outro formado por seres vivos (biótico). Os componentes bióticos de um ecossistema são divididos em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.

Habitat: O termo habitat usado para designar o lugar específico onde vivem os organismos de uma espécie. Assim quando se dizemos que o “Lobo Guará” vive em regiões de vegetação baixa e rasteira com árvores retorcidas e resistentes ao fogo, como o serrado brasileiro, estamos definindo seu habitat.
Nicho Ecológico: Envolve a posição funcional que uma espécie ocupa no seu habitat, isto é, o papel que ele faz ou representa dentro de seu meio. Assim, para determinar o nicho ecológico de uma espécie, é preciso saber: como se alimenta, quando é mais ativo (dia ou noite em que período do ano), quais são seus predadores, como se protege, como se reproduz, etc.
Quando dizemos que o  “veado-galheiro” prefere pastar de madrugada ou à noitinha, que dorme durante o dia, no mais denso da mata e que tem a onça-pintada como seu principal predador, estamos definindo parte de seu nicho ecológico.
ProdutoresSão os seres autótrofos, isto é, organismos capazes de sintetizar matéria orgânica através da fotossíntese e da quimiossíntese.
Os produtores fotossintetizantes terrestres são representados por vegetais clorofilados briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas e os aquáticos (marinhos e de água doce) são as algas microscópicas que formam o fitoplâncton. A quimiossíntese é um processo realizado por algumas bactérias.
ConsumidoresSão organismos heterótrofos, isto é, incapazes de produzir matéria orgânica e são divididos em várias categorias.
Consumidores primários ou de 1a ordem: são animais herbívoros, portanto, alimentam-se dos produtores. 
Consumidores secundários ou de 2a ordemsão animais carnívoros que se alimentam dos consumidores primários.
Consumidores terciários ou de 3a ordem: são animais carnívoros que se alimentam dos consumidores secundários. Seres vivos que possuem alimentação mista são denominados onívoros.       
Decompositoressão representados pelos microorganismos (fungos e bactérias) responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica nos ecossistemas.
Decompõem a matéria orgânica formando água, gás carbônico e sais minerais que são devolvidos ao meio ambiente.


O desastre em Goiânia - Césio 137


O mês de setembro de 1987, provavelmente no dia 13, teve início o que foi considerado o maior acidente radioativo do Brasil e o maior acidente radioativo do mundo fora de usinas nucleares: o acidente com Césio-137 em Goiânia.
Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia. Ele era usado na forma de um sal — o cloreto de césio (CsCl) — pelo antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), que o guardava dentro de uma bomba ou cápsula revestida de uma caixa protetora de aço e chumbo.
Quando esse hospital foi desativado, os rejeitos radioativos não receberam o destino adequado, mas ficaram entre os escombros. Com isso, essa cápsula com césio foi encontrada por dois sucateiros, que a violaram e venderam-na para um ferro-velho, cujo dono era Devair Alves Ferreira

No ferro-velho, Devair abriu a caixa que continha a cápsula a fim de aproveitar o chumbo, mas ao fazer isso ele liberou para o meio ambiente cerca de 19 g de cloreto de césio-137.
Esse acidente mostrou o quanto pode ser perigoso a manipulação sem conhecimento e preparo de materiais radioativos. Esse sal emite um brilho azulado muito bonito, o que encantou o dono do ferro-velho que acabou distribuindo o material a amigos e familiares. Alguns chegaram até mesmo a passar o cloreto de césio-137 na pele.
O irmão de Devair, Ivo Alves, levou um pouco do material radioativo para casa, e sua filha, Leide das Neves Ferreira, brincou com ele e depois foi comer sem ter lavado as mãos, ingerindo pequenas quantidades de césio-137.
Em virtude da falta de conhecimento da população, dezenas de pessoas foram contaminadas, e os primeiros sintomas que apareceram apenas algumas horas depois foram náuseas, vômitos, tontura e diarreia.
A esposa de Devair suspeitou do material e levou partes da bomba para a sede da Vigilância Sanitária. No dia 29 de setembro de 1987 foi dado o alerta de contaminação radioativa. Em 23 de outubro, Leide das Neves morreu, passando a ser considerada a maior fonte humana de radiação. Ela, que teve que ser enterrada em um caixão de chumbo, tornou-se símbolo dessa tragédia que os moradores de Goiânia nunca esqueceram.
A partir de então, teve início uma força-tarefa para remover os objetos contaminados e tratar as vítimas. Os dados apontam que 249 pessoas foram examinadas e, destas, 22 foram isoladas em razão da alta taxa de contaminação. Passaram a receber monitoramento 129 pessoas, e 14 estavam com um quadro clínico muito grave. Houve quatro vítimas fatais poucas semanas depois: a primeira foi Leide das Neves, conforme já dito; a segunda foi sua tia, esposa de Devair, Maria Gabriela Ferreira; e os outros dois foram jovens de 18 e 22 anos que eram funcionários do ferro-velho. Devair foi tratado no Hospital Navarro Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, mas morreu sete anos depois.
Para entender como é feito o processo de descontaminação, leia o texto Descontaminação de pessoas que entram em contato com a radioatividade.
Os rejeitos do acidente com césio-137 chegaram a um volume de sete toneladas, que foram colocadas em tambores envoltos por concreto e depositadas em Abadia de Goiás, a 25 km do centro de Goiânia. Esses rejeitos foram colocados em uma espécie de piscina de concreto impermeabilizada que foi coberta por concreto e vegetação. Esse lixo atômico envolve plantas, animais, materiais de construção e objetos provenientes do hospital abandonado, do ferro-velho e de toda a vizinhança.


O entulho radioativo gerado no acidente com césio-137 foi removido por meio de tambores envoltos de concreto

Nos anos subsequentes, outras pessoas também morreram em razão da exposição à radiação. Uma delas foi Ivo Alves, pai de Leide das Neves, que morreu 16 anos depois. Além disso, muitos carregam traços deixados pela radiação, como ocorreu com o outro irmão de Devair, Odesson Alves Ferreira, que perdeu parte da palma da mão e partes de um dedo.

fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/acidente-com-cesio137-goiania.htm 

ASSISTA AO VÍDEO PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO! BOM TUDO.







18 comentários:

  1. Ei Professor fiz uma Caricatura sua, Quantos pontos eu ganho? XD

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  2. Professor eu já respondi ao seu exercício, e logo q terminei usei *Submeter Resposta*, bom o q eu mero saber mesmo era se fiz algo de errado!!
    Aluna:Yasnaya Pinheiro

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  3. Gostei do seu blog Professor! muito prático de usar, usei o computador do meu primo, você tinha razão. Muito mais fácil de responder -_-

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Eu não estou conseguindo estranha no dever.

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  6. eu nao estou conseguindo entrar tambem, esta pedindo para mim entrar com uma conta de estudadnte que eu nao tenho e nao sei como criar.

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    1. Você tem clicar no último link, naquele que está escrito atividade 2/5 la em baixo,ele ta depois to texto sobre teoria celular

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  7. Não, estou conseguindo acessar a primeira atividade do bimestre!

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  8. não estou conseguindo entrar para fazer o dever ta pedindo conta de estudante e eu não tenho

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  9. Não estou conseguindo acessar tambem

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  10. Não estou conseguindo acessar o primeiro exercício de ciência

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  11. professor não estou conseguindo entrar no exercicio esta pedindo outra conta ja tentei varias e nem uma da certo

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  12. Quem não consegiu entarar clicando no primeiro link,tenta o link que está depois do texto sobre teoria celular onde ta escrito:

    "Clique aqui para acessar e responder as questões da atividade 2/5."

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  13. Não estar aparecendo o dever online aqui não

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